Tipos de Araras, uso e características

As araras são um dos expositores mais usados em lojas de vestuário, elas organizam, expõem e valorizam os produtos, além de promoverem o autoatendimento dos clientes.  

São expositores versáteis e práticos que garantem a exposição de vários tipos de peças e respondem bem às rápidas mudanças que ocorrem no mundo da moda, possibilitando a reorganização de mercadorias dentro da loja sempre que necessário.

Para escolher corretamente o tipo de arara a ser utilizada é necessário pensar qual delas condiz mais com o produto comercializado e qual irá valorizá-lo ainda mais. Hoje, no mercado, existem tipos de araras como as de piso, teto e parede. Abaixo listamos algumas araras com suas principais características e especificações como dimensões, materiais e cores.

Ambientação linda utilizando arara de teto! Fonte: Imagem

1- Arara de piso

As araras de piso são ótimas para serem posicionadas em ilha (no meio da loja), mas também podem ser utilizadas próximas as paredes. 

No mercado, encontramos uma infinidade de modelos prontos, mas trouxemos aqui os modelos mais comuns: circular; meia curva (também chamada de “c” ou meia lua); reta; tetra (também conhecida como suástica ou arara cruz); reta com dois andares; em paralelo e com rodízios.

Araras circular, meia curva com rodízio e reta, respectivamente. Fonte: Imagem 1, Imagem 2, Imagem 3 


Arara tetra, reta com dois andares e em paralelo. Fonte: Da esquerda para a direita - Imagem 1, Imagem 2, Imagem 3, Imagem 4 

Nos modelos retos com dois andares, normalmente, utiliza-se uma altura máxima de 1,80 m para o 2º andar e para o 1º andar, 1,00 m em relação ao piso acabado.

Nas araras de um andar, é comum usar a medida de 1,30 m para a sua altura.  

As larguras e profundidades variam muito conforme o fornecedor. O importante é observar se a profundidade está de acordo com os tamanhos padrões de cabides, que variam entre 40 a 60 cm.
  
2- Arara de parede

As araras de parede são uma ótima opção principalmente para lojas pequenas, pois ocupam pouco espaço e aproveitam as paredes existentes.

Os tamanhos mais comuns encontrados no mercado são de 1,00 m, 1,20 m e 1,50 m.

No momento da instalação, para paredes com dois andares de arara é aconselhado que o primeiro seja instalado a 1,20 m do piso e o segundo andar a 1,80 m, promovendo o conforto tanto para o cliente quanto para o atendente/ vendedor.

No mercado existem vários tipos de araras de parede. Fonte: Imagem 1, Imagem

3- Arara de teto

As araras de teto (ou araras suspensas) também otimizam espaços pequenos além de trazerem um ar moderno e sofisticado para as lojas. 

São suspensas geralmente por cordas, correntes ou cabos de aço, mas existem várias outras opções, tudo vai depender da criatividade e do efeito que se deseja transmitir!

Não há um tamanho padrão, as dimensões costumam variar conforme o espaço disponível e o pé direito do local. O mais importante é lembrar que seu distanciamento do piso deva atender uma altura de aproximadamente 1,80 m, garantindo o acesso e visibilidade dos produtos.

As araras de teto funcionam também como um elemento decorativo! Fonte: Imagem 1, Imagem 2, Imagem 3

4- Cremalheira

As araras além de serem fixadas em paredes, podem ser fixadas em cremalheiras. As cremalheiras são suportes metálicos com furos, que ficam presos na parede e permitem a criação de módulos para fixar prateleiras, cestos, sapateiras e araras. 

As cremalheiras permitem ajustar as alturas sempre que necessário, por isso, é muito comum encontrá-las em lojas de departamentos, que expõem diferentes produtos, ou em lojas de vestuário, que expõem roupas de diferentes alturas e tamanhos.

No geral, as cremalheiras atingem alturas de até 2,00 m, mas existem variações de medidas no mercado.

Cremalheiras. Fonte: Legas Shop

Para as cremalheiras, existe também a opção de serem invisíveis aos olhos dos clientes. Nesses casos elas geralmente são embutidas em painéis, trazendo um ar mais sofisticado para as lojas.

A Forever 21 utiliza as cremalheiras embutidas em painéis de tons claros! Fonte: Imagem 


Finalizando as principais características e diferenças entre os tipos de araras citados, agora abordaremos um pouco sobre suas semelhanças.

Como pode ser percebido pelas imagens acima, as cores mais comuns encontradas no mercado de araras são o preto, o branco e o metal cromado. São cores neutras e que não interferem nos produtos expostos!
 
O material mais utilizado é o aço, pois possui maior durabilidade, sustentação e fácil manutenção, mas também podem ser encontradas araras em MDF, metal ou plástico.

Materiais mais comuns na fabricação de araras. Fonte: Da esquerda para a direita – Imagem 1Imagem 2Imagem 3Imagem 4

Além de serem um dos elementos mais funcionais para lojas de vestuário, elas também podem compor e dar destaque à identidade e decoração da loja! O mercado tem inovado em mais opções de cores, materiais, acabamentos e tamanhos, como mostram as imagens a seguir: 

Araras de parede diferente das convencionais. Imagem: Fonte 

Sob encomenda é possível personalizar as araras de várias formas diferentes! Fonte: Imagem 1, Imagem 2, Imagem 3


Está precisando de ajuda para escolher o melhor tipo de arara para o seu ponto de venda? Mande um e-mail para a gente em vies@viesdesign.com.br! A Viés possui foco em projetos para loja, vitrinismo, visual merchandising e consultoria, com certeza encontraremos a melhor solução para a sua demanda! 

Continue nos acompanhando no blog e nas nossas principais redes sociais: Facebook e Instagram.







0 comentários:

Copyright © 2014 Viés Design and edited by De duas,uma.