VIÉS DESIGN NO MINAS PENSA MODA 2016!

Aconteceu na última quinta feira, dia 11 de Agosto, o Minas Pensa Moda, evento interativo em formato de debates idealizado pela AMEM (Associação Mineira de Empresas de Moda) e a Viés Design esteve presente. O evento tem como objetivo promover a interação entre estudantes e empresários da área e, através de palestras com assuntos relacionados à criação, expansão, gestão e inovação, ser um painel de reflexão do mercado da moda.

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Imagem: Viés Design
Convidados ilustres participaram do evento apresentado por Wanessa Cabideli, Presidente do Instituto AMEM, e dividiram com os presentes suas experiências no mundo da moda.

A convidada para mediar as palestras foi Cristina Franco, a primeira jornalista de moda brasileira reconhecida mundialmente pelo mercado internacional do segmento.

Para falar sobre o PROCESSO CRIATIVO, foram convidados:

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Da esquerda para a direita temos: Beth Filipecki, Lucas Magalhães e Rodney Buchemi. Imagem: fonte
- Beth Filipecki, figurinista com 30 anos de Globo que ganhou reconhecimento pelos primorosos trabalhos de época.

Beth explicou como o figurino deve traduzir visualmente a leveza, modernidade e a beleza inspirada na iconografia de cada época. Além disso, ela conta sobre o trabalho do figurinista que tem como função adequar a atriz ao personagem através do figurino.

- Lucas Magalhães, apontado pela mídia brasileira como um dos estilistas mais promissores que residem no Brasil. Sua marca homônima faz parte do grupo NOHDA junto com Patricia Bonaldi, PatBo e AP03.

A apresentação de Lucas foi significativa, pois ele mostrou que não há regras no processo de criação. Além disso, o estilista contou como seu processo de criação interno varia de projeto para projeto.

Rodney Buchemi, quadrinista profissional com trabalhos publicados nas editoras Marvel Comics e DCComics.

Rodney mostrou o processo de criação das armaduras de 2 personagens dos clássicos quadrinhos: o Batman e o Homem de Ferro! Para se criar cada armadura, é feita uma longa e profunda pesquisa que envolve o personagem, suas habilidades e características. Além disso, Rodney mostrou a evolução das armaduras e os ajustes que foram feitos ao longo dos anos.

Outro tema abordado no ciclo de palestras foi a SUSTENTABILIDADE E A MODA, e para falar sobre o assunto, foram convidados:

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Da esquerda para a direita temos: Rogério Lima e Júnior Sousa. Imagem: fonte
- Rogério Lima, estilista de acessórios com background em desenvolvimento.

Rogério falou sobre o que é a sustentabilidade no mundo da moda e sobre sua preocupação com a cadeia produtiva. Para ele, ser sustentável não se trata somente de transformar o lixo em luxo, mas sim, se preocupar com cada processo que envolve a criação de um produto, desde o fornecedor até o consumidor final.

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Bolsas produzidas a partir de sacos de cimento, por Rogério Lima. Imagem: fonte
- Júnior Sousa, CEO Ecotag Fabricante Nacional de lacres e tags sustentáveis para combate a falsificação. Finalista do PROGRAMA INOVATIVA BRASIL 2016.

Júnior mostrou como sua empresa se tornou uma gigante na produção de lacres sustentáveis e falou também da estratégia que seguiu para alcançar o sucesso.

Continuando o ciclo de palestras, o próximo assunto abordado foi O NEGÓCIO DA MODA E SEUS DESAFIOS. O tema foi dirigido por:

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Da esquerda para a direita temos: Marcos André, André Soalheiro, e Luiz Morais. Imagem: fonte
- Marcos André, consultor de Marketing , Branding e gestão de produto, da Cia do terno, Mabel Magalhaes, Jardin e Les Chemises entre outras. Atuou na gestão da empresas : Nutrisport, Artman e Wapboplooba e do programa Freetime.

O discurso de Marcos abordou a história da Artman e como a moda masculina ganhou espaço em Minas e no Brasil.

- André Soalheiro, CEO da Babita, um dos maiores grupos de moda atacadista do país, sendo o responsável por uma equipe de 150 funcionários e 12 Lojas.

André apresentou o conceito de crowndfunding e contou como a estratégia empregada pelo grupo Babita funcionou para o crescimento da empresa.

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Cenário fotográfico criado pela Viés Design em parceria com a Coletivo Contorno para o catálogo de inverno 2016 da Babita. Imagens: Márcio Rodrigues.
- Luiz Morais, CEO do grupo Nohda com as marcas Patricia Bonaldi, PatBo, Apartamento 03 e Lucas Magalhães no portfólio.

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Espaço NOHDA em Belo Horizonte. Imagem: fonte
Luiz contou a história do grupo Nohda e como as dificuldades foram usadas como aprendizado para o processo de crescimento da empresa.

Para fechar a noite o Secretário de Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo, apresentou a importância da moda para a cultura, bem como sua influência e participação na história da sociedade.

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