OS 10 PIORES ERROS EM VITRINES


A vitrine é o cartão de visitas de uma loja, é a peça chave para convidar e encantar os consumidores! Por ser o primeiro contato do cliente com a loja, a vitrine bem planejada deve gerar o impulso de compra e a conquista de clientes. Para ajudar a explorar o potencial de sua vitrine e torná-la mais atraente, a Viés apontou os 10 piores erros cometidos em vitrines. Confira abaixo:

A vitrine é o cartão de visitas da loja! Imagem: Fonte

1) Poluição visual
Não só o uso exagerado de peças expostas causa poluição visual em sua vitrine. Usar um mix de materiais, estampas, texturas, banners, adesivos, adornos que não conversam entre si, faz com que a apresentação do seu espaço fique confusa e muitas vezes cansativas. Por isso, opte sempre por uma composição gráfica coerente e que seja de fácil leitura.

2) Manequins em mau estado
O cuidado com a aparência dos manequins é de extrema importância pois estes são os expositores das suas peças. Confira sempre se não estão arranhados ou descascando; peças quebradas ou faltando partes como braços, pernas também não devem acontecer.

3) Não atualização
O cenário da vitrine deve passar por atualizações frequentes. Não trocar as peças e a composição conforme as mudanças de coleções, ou não mostrar as tendências passa uma mensagem negativa, de atraso e desatualização da sua loja em relação ao que o mercado já tem a oferecer. Além disso, o mesmo cenário montado por muito tempo torna-se cansativo e desinteressante. Outro ponto é divulgação de promoções que não estão mais vigentes ou ofertas que não condizem com o que se encontra no interior da loja.

Vitrines bem cuidadas, atrativas e atualizadas são o melhor meio de atrair a atenção dos clientes. -   
Imagens: Fonte 1, Fonte 2, Fonte 3

4) Desogarnização
Expor muitos produtos de forma amontoada. Veja sua vitrine como um espaço que diz algo para o consumidor; é através dela que se passa a mensagem que sua loja deseja. Por isso, pense em uma exposição que fará com que o expectador crie uma linha lógica de entendimento do que você pode oferecer a ele.

5) Iluminação deficiente
Exagero ou falta de iluminação leva à desvalorização das peças. Muita luz pode causar ofuscamento, enquanto pouca luz não desperta a atenção de quem passa, além de não destacar as peças.

6) Mau posicionamento dos produtos
Uma boa composição e o uso harmônico de elementos na vitrine, valoriza os produtos expostos, atraindo a atenção do consumidor para o ponto de venda.

Vitrines com um visual limpo passam sua mensagem com mais fluidez, facilitando o entendimento de quem passa por ela com pressa. - Imagens: Fonte 1Fonte 2

7) Ausência de preços dos produtos
Esse é um erro que não deve ser cometido de forma alguma. Além de demonstrar desrespeito ao cliente, trata-se de um não cumprimento da lei prevista no código de defesa do consumidor que prevê a precificação de tudo o que é exposto.

8) Falta de manutenção
Falta de limpeza da vitrine passa uma mensagem de descuido tanto para com sua marca e seus produtos como para com seus clientes. Vidros sujos, poeira nas peças e manequins são pontos negativos e que exigem atenção e manutenção periódica.

9) Não planejamento de produtos expostos
A escolha dos produtos que serão expostos na vitrine, deve estar coerente com a disponibilidade em estoque e com as demandas dos clientes. Além disso devemos ficar atentos as mudanças climáticas: muitas vezes no verão podemos ter dias com temperaturas mais amenas ou até baixas como pode também acontecer o contrário no inverno. Sendo assim, os looks e produtos de cada coleção devem ser selecionados para exposição da vitrine de forma coerente com o clima do momento.

10) Falta de contexto com o interior da loja 
A vitrine é uma extensão da parte interna da loja, é ela quem faz com que o cliente entre, portanto deve estar coerente com o ponto de venda.

Criatividade, informação e conexão com a loja são fundamentais para uma vitrine de sucesso! - Imagens: Fonte 1Fonte 2Fonte 3
Essas foram algumas dicas que a Viés trouxe para você não errar em sua vitrine!

Se você se interessou pelo assunto entre em contato através do email vies@viesdesign.com.br para fazer um orçamento da sua vitrine personalizada! Nos siga também no Facebook e no Instagram

0 comentários:

Copyright © 2014 Viés Design and edited by De duas,uma.