PALADAR: COMO EXPLORAR ESSE SENTIDO PARA ALAVANCAR SUAS VENDAS

Para completar nossa série sobre os 5 sentidos no ponto de venda (acompanhe aqui), vamos falar sobre como aguçar a curiosidade, atrair e fidelizar clientes usando o marketing sensorial explorando o paladar!

Assim como todos os outros sentidos, o paladar é um ótimo artifício para ser usado como estímulo na decisão de compra dos consumidores.

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Dados apresentados pelo Sebrae mostram que o tato e o paladar somam, juntos, 11% do impacto na memória humana, ou seja, 11% do que é captado pelo homem a partir de um ambiente, vem de experiências táteis e gustativas.

Texto traduzido por Luís Filipe Ferreira Lopes. Fonte

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, as percepções da influência dos 5 sentidos sobre o consumidor são diferentes. A pesquisa mostrou que os funcionários de uma determinada loja achavam que o paladar não exercia influência significativa na decisão de compra dos clientes. Porém, após coletarem as opiniões dos clientes, o estudo revelou uma surpresa: para os consumidores o paladar está à frente da audição e do olfato na participação da experiência de compra.

Para fazer bom uso dessa estratégia basta se atentar aos detalhes. E não se preocupe, existem opções nas mais variadas faixas de preço para você cativar seu cliente. Balas, cafés, chocolates e espumantes são considerados agrados e são vistos como um diferencial, uma preocupação com o consumidor. Essa aposta em pequenos “mimos” acaba tornando a experiência de compra única e agradável. 

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Pensando nisso, que tal marcar seus clientes através de uma deliciosa memória gustativa de um bom drink ou quem sabe um bom prato ou guloseima?

Isso é o que algumas marcas vêm fazendo, olha só:

Para completar seu conceito de sofisticação e estilo, a Ralph Lauren une moda e gastronomia, proporcionando aos seus clientes um espaço para café e drinks dentro de suas lojas. 

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A Patachou, marca mineira de Belo Horizonte, também está fisgando seus clientes pelo bom gosto, não só pelas roupas, mas também pelo sabor! A marca abriu uma Champanheria Bistrô anexada à sua loja, dessa forma o cliente que vai pela moda acaba se rendendo à uma boa bebida e comida, com isso sua permanência no espaço se estende e sua experiência de compra fica registrada com boas lembranças.

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Outra marca que traduziu sua essência para um sabor delicioso foi a Farm Rio, que através de uma parceria com a Kibon lançou um picolé sabor Mate com limão, fazendo referência à bebida típica das tardes quentes cariocas. Além de imprimir sua marca no sabor, a Farm se posicionou através da embalagem, que traz em sua estampa as formas e cores da chita.


E que tal escolher o sabor da sua sapatilha? Essa foi a proposta da Ana Capri, quando se juntou à Diletto para lançar sua linha de sapatilhas inspiradas nos sabores da marca de gelatos.

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E já que estamos falando em sapatilhas, não podemos esquecer um grande nome no mercado, a Melissa! 

Apesar de já  marcar presença na memória de tantas garotas por ai por seu cheirinho inconfundível, a marca laçou seus clientes com uma deliciosa parceria com a Magnum.


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Investir no bem estar dos clientes é sempre uma decisão acertada a se fazer. Decidir em proporcionar uma experiência de compra gostosa dá a você um ótimo diferencial.

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