Aromas: saiba como eles podem ser peças-chave para o sucesso das vendas

A Viés Design já explicou, neste post, como os cinco sentidos e as emoções geradas por eles influenciam a decisão de compra e a fidelização de um produto ou uma marca. Exploraremos agora o mais forte de todos os sentidos: o olfato.

blog viés design
Confira as dicas da Viés sobre esta nova tendência!
Um estudo da Universidade Rockfeller, de Nova York, revelou que o ser humano memoriza 35% do que cheira, enquanto apenas 5% do que vê, 2% do que ouve e 1% do que toca é recordado no cérebro. Diante da importância comprovada do olfato no processo de formação das lembranças dos clientes, profissionais de marketing encontraram na aromaterapia uma importante ferramenta de fidelização do público.

blog viés design
A loja Milon utiliza um aroma que transmite a leveza da marca, com essências inspiradas no frescor dos jardins franceses. Imagen: fonte
A aromaterapia utiliza óleos e fragrâncias naturais para evocar diversas emoções. Assim, quanto mais aconchegante e agradável o ambiente estiver, mais tempo o consumidor passará dentro dele, e, consequentemente, as vendas aumentarão. Mas atenção: a escolha dos aromas deve estar de acordo com a identidade da marca e o público alvo do estabelecimento.

Confira abaixo algumas dicas de quais aromas utilizar no seu ponto de vendas:


Alecrim: aromas gerados com esta famosa planta estimulam a concentração, o que é essencial no ato de compra do consumidor.


Limão, tangerina e outras frutas cítricas: a principal característica dos cítricos é evocar energia e alegria.



Aromas agridoces: os perfumes adocicados, geralmente provindos de essências frutais, marcam o ambiente, deixando-o com um ar mais elegante. 


Aromas amadeirados: são aromas mais secos e menos doces. Costumam deixar o ambiente mais sofisticado e com maior frescor.



Aromas florais: o uso de aromas provindos das flores deixa o ambiente mais aconchegante, delicado e romântico. 


blog viés design
As lojas Melissa também possuem um aroma em seus produtos muito próprio da marca. Imagens: fonte¹, fonte²
Para lojas maiores que 100m², é indicado o uso de um aromatizador que distribua igualmente os aromas pelo espaço de forma programada. Para ambientes menores, um borrifador com as essências usado sobre os produtos é o ideal.

blog viés design
A Puket utiliza aromas adocicados em suas lojas, como o cheiro de chicletes, para refletir a vivacidade da marca. Imagens: fonte¹, fonte²
Em todos os exemplos, atente à quantidade. Assim como os aromas podem ajudar no sucesso do ponto de vendas, se usados incorretamente podem fazer com que o público tenha uma imagem negativa do local. Nunca use aromas muito fortes ou muito extravagantes.

blog viés design
As lojas Farm vendem um perfume próprio, com uma essência cítrica, para borrifar em roupas e armários, com o mesmo aroma usado em seus pontos de venda. Imagens: fonte
Invista sempre nos aromas e inove, criando suas próprias essências! Ao ter contato com as essências escolhidas, o cliente remeterá ao seu ponto de vendas e isto aumentará as chances de seu retorno à loja.

Gostou? Acompanhe a Viés Design no Facebook e no Instagram e fique sempre por dentro de novidades!

Precisa de ajuda para montar ou personalizar o seu espaço? Entre em contato conosco pelo e-mail vies@viesdesign.com.br.

0 comentários:

Copyright © 2014 Viés Design and edited by De duas,uma.