Manequins: conheça os principais tipos disponíveis no mercado

Construir uma boa vitrine faz parte do planejamento ideal de todo ponto de vendas. E o uso correto dos manequins aumenta consideravelmente o sucesso do projeto! Os manequins desempenham um papel muito importante em lojas, pois eles dão vida aos produtos, além de mostrar o contexto de uso dos mesmos, sendo expostos em forma de looks.

blog viés design
Manequins realistas: Imagem: fonte
A Viés já explicou, neste post, qual o modelo ideal de manequim para sua loja, o que varia de acordo com o segmento e com os produtos que serão expostos, divulgados e vendidos. Agora, iremos explicar, de forma completa, os tipos, materiais e acabamentos mais utilizados no mercado, detalhes que fazem toda a diferença na hora de refletir melhor a proposta para o seu negócio.

Quais são as categorias de manequins?

Como a intenção é trazer vida aos produtos, quanto mais o público se sentir simbolizado pelo manequim, melhor. Por isso, existem diversas categorias deles: modelos femininos, masculinos, plus-size, infanto-juvenis, infantis e para bebês.

blog viés design
Manequins femininos e masculinos. Imagens: fonte¹, fonte²
blog viés design
Manequins infantis. Imagens: fonte¹, fonte²
Quais são os tipos de materiais utilizados?

A escolha dos materiais dos manequins deve variar de acordo com o que o lojista necessita para melhor agregar valor à sua marca. Vamos descobrir um pouco mais sobre cada um?

Plástico: com o menor custo, os manequins de plástico possuem pouca fidelidade na representação das formas e detalhes humanos, além de uma menor resistência.

Fibra: este tipo de manequim também possui um valor acessível e pequena fidelidade dos detalhes humanos, porém, é mais resistente que os de plástico e permite a opção de variação de cores.

Resina injetada: os manequins de resina possuem um melhor acabamento nos detalhes das representações humanas e maior resistência e durabilidade do que os de plástico e fibra.

Além desses materiais, existem ainda outros tipos de acabamentos diferentes, como os manequins brilhantes, os foscos e os coloridos.

blog viés design
Manequins com acabamento brilhante. Imagem: fonte
blog viés design
Manequins com acabamento fosco. Imagem: fonte
blog viés design
Manequins em fibra e resina permitem o uso de cores. Imagem: fonte
Explorando um pouco mais sobre o mundo dos manequins, vamos falar sobre suas cabeças. É importante destacar que existem modelos sem cabeça, com cabeças de ovo, onde o rosto é redondo e não há detalhes como olhos ou nariz, os manequins com face abstrata ou com detalhes pouco evidentes e manequins mais realistas, que se assemelham em muito a um rosto humano de verdade, possuindo cabelo e outros acessórios, como chapéus e óculos, por exemplo.

blog viés design
Manequins sem cabeça, com cabeça de ovo, com faces abstratas e realistas. Imagens: fonte¹, fonte², fonte³, fonte¹³
Por fim, os tamanhos e as poses dos manequins também podem variar. Manequins que mostram apenas o tronco do corpo são indicados quando se quer destacar a parte superior de uma peça de roupa.

blog viés design
Aqui o importante é destacar as camisas masculinas. Imagem: fonte
E ainda existem manequins articuláveis, o que é uma peça chave para montar cenas dentro de vitrines ou da própria loja em si, pois eles conferem ainda mais vida, através do movimento, ao ponto de vendas.

blog viés design
O movimento dá ainda mais vida aos produtos. Imagens: fonte¹, fonte², fonte³
Para saber ainda mais, acompanhe a Viés Design no Facebook e no Instagram, tire suas dúvidas e fique sempre por dentro de novidades.

Está precisando de ajuda? Entre em contato pelo e-mail vies@viesdesign.com.br.


0 comentários:

Copyright © 2014 Viés Design and edited by De duas,uma.