Comunicação visual: quais os tipos de placa escolher para a fachada de minha loja?

A comunicação visual é toda e qualquer forma que utiliza de elementos visuais, tais como imagens, símbolos, vídeos, gráficos, desenhos, para expressar uma ideia. É o que os designers fazem como profissão: transmitir uma mensagem, uma  ideologia, um objetivo, de forma visual. 

A Viés deu dicas, neste post, de como a comunicação visual é importante para a composição da sinalização interna de espaços. Hoje, porém, dedicaremos atenção às fachadas das lojas. Afinal, elas podem ser responsáveis por atrair o público para o interior do ponto de venda.

blog viés design
A Versace utilizou a técnica de letreiro com iluminação em LED. Imagem: fonte
Por que devo me preocupar com a sinalização da fachada de minha loja?

Nós também já demos várias dicas, neste outro post, de como melhorar o visual das fachadas, já que elas são o primeiro contato que o cliente tem com o local. E uma boa primeira impressão faz toda diferença para o seu negócio. Uma placa de fachada bem projetada, ou seja, que esteja de acordo com o perfil dos seus consumidores e que seja visualmente adequada (cores, tamanho, iluminação, letras) ao que você quer transmitir será um marco na memória de cada cliente.

blog viés design
Há melhor forma de atrair o público do que deixando bem claro: "Você foi convocado!"? Imagem: fonte
Existem vários tipos de placas e materiais que podem ser usados!

Como já citamos, a sinalização efetiva de uma fachada consegue marcar a memória do consumidor e atraí-lo visualmente. Portanto, é preciso entender também qual o melhor tipo de placa e o melhor material a ser utilizado.

Por exemplo: se nossa loja vende doces para festas infantis, colocar uma fachada toda em preto com as letras em prata não seria o ideal, não é mesmo? Cores mais sutis e grafismos mais alegres seriam bem mais adequados!

blog viés design
A cor vermelha complementa a ciano nesta fachada. Como recusar comprar doces aqui? Imagem: fonte
Vamos, portanto, citar os tipos mais comuns de placas e os materiais possíveis em sua utilização:

Letra Caixa: um dos meios mais antigos e eficazes de sinalização. Consiste no uso apenas das letras que compõe o nome ou no uso do logotipo da loja, deixando sua fachada mais sofisticada, limpa e requintada. É comumente produzido com MDF, acrílico ou aço inox e muitas vezes os letreiros são iluminados com lâmpadas de LED.

blog viés design
Letreiro em metal na fachada da Burberry, uma das mais sofisticadas lojas de roupas e acessórios do mundo. Imagem: fonte
blog viés design
Letras Caixa com iluminação interna. Imagem: fonte
blog viés design
Letreiro iluminado com LED interno na fachada da Louis Vuitton. Imagem: fonte
Recorte eletrônico (também conhecido como plotter de recorte): um dos meios mais baratos e tão eficazes quanto as letras caixa, consiste na colagem de adesivos sobre superfícies. O adesivo é impresso e recortado eletronicamente e então aplicado em diversos suportes, tais como lonas, vidros, painéis de metal, paredes, entre outros.

blog viés design
Exemplos de Letterings feitos com recorte eletrônico. Imagens: fonte¹, fonte², fonte³
Impressão digital: são confeccionadas através de uma lona pregada a uma estrutura de ferro e as formas de iluminação na placa são divididas em dois tipos: Front Light, onde a iluminação é feita através de lâmpadas e holofotes externos e Back Light, onde a iluminação provém de lâmpadas fluorescentes que estão posicionadas na parte interna da placa.

blog viés design
Este tipo de placa necessita de uma das duas técnicas de iluminação, para sua visualização à noite. Imagens: fonte¹, fonte², fonte³
Ainda existem diversos outros tipos e modelos de placas, fachadas e materiais para você se inspirar. Confira!


blog viés design
Recortes em metal, uso de elementos reais e iluminação em neón são ótimas alternativas! Imagens: fonte¹, fonte², fonte³
blog viés design
Plotter de recorte no logotipo e na padronagem da vitrine. Imagem: fonte
blog viés design
Imagem: fonte
blog viés design
A GAP utilizou uma mistura de técnicas para compor esta fachada. Imagem: fonte
blog viés design
A Farm, por sua vez, utiliza a iluminação em LED em todo seu logotipo. Imagem: fonte
A sinalização da fachada pode tornar o ponto de venda mais atrativo, estabelecendo uma comunicação direta e eficaz com consumidor! Vale lembrar que, para isso, é ideal contratar um profissional especializado! 

Precisa de ajuda? Entre em contato através do e-mail: vies@viesdesign.com.br. Acompanhe a Viés Design no Facebook e no Instagram!

0 comentários:

Copyright © 2014 Viés Design and edited by De duas,uma.