Prateleiras: Definição, tipos de fixação e exemplos inspiradores

Em nossa publicação sobre “mobiliários e equipamentos para lojas”, explicamos sobre a importância da escolha desses itens para o ponto de venda. Dentre as várias opções, que vão de mobiliários prontos a mobiliários completamente planejados, as prateleiras e as estantes são soluções econômicas e excelentes para expor roupas, sapatos e acessórios. 

Imagem: Fonte
Mas qual a diferença entre prateleiras e estantes? 



Prateleiras:  Superfícies horizontais, dividas em partes, aplicadas a paredes ou armários, onde são colocados objetos. Os produtos ficam expostos, podendo ser alcançados e tocados pelos clientes. 

Estante: Móvel ou armário com prateleiras utilizados para guardar ou expor produtos de forma organizada. Pode ser aberta ou fechada, possibilitando o contato do cliente com os produtos ou não.

Ambas, tanto as prateleiras quanto as estantes, são consideradas equipamentos de apoio. Isso significa que são usadas para facilitar a composição e a exposição de produtos na loja, na vitrine ou no interior do ambiente. E quando escolhidas de acordo com a identidade da marca, posicionadas corretamente e os produtos expostos de forma organizada, esses equipamentos podem gerar benefícios como: 
- Baixo custo e grande variedade de materiais, acabamentos e cores;  
- Podem oferecer diferentes posicionamentos de exposição de produtos;  
- Versatilidade: solução atrativa para expor peças grandes, médias e pequenas. EX.: Roupas, bolsas e óculos; 
- Permitem a criação de uma variedade de composições e formas de exposição; 
Conheça alguns tipos de fixação de prateleiras:


Suporte embutido ou invisível – Maneira mais discreta de fixar as prateleiras, permite que elas fiquem suspensas sem que o suporte apareça. Por esse motivo, proporciona, na maioria das vezes, leveza e modernidade aos ambientes.

Suporte visível – Um exemplo clássico desse tipo de fixação de prateleiras é o uso de mãos francesas, que podem ter tamanhos, formatos e materiais diversos. Suporta mais volume e peso. 

Trilhos ou cremalheira – Permitem uma variedade de composições e organizações. De modo que as alturas e posicionamento das prateleiras podem ser alterados de acordo com a necessidade, garantindo um ar despojado e renovação constante. 

Exemplos criativos e interessantes de prateleiras e estantes:

Rústicas | Madeira:

Imagem: Fonte
Estante rústica para exposição de sapatos! Imagem: Fonte 
Imagem: Fonte
Prateleiras rústicas e super originais, de madeira e metal! Imagem: Fonte
Criativas | Coloridas:


Imagem: Fonte
Prateleiras e detalhes coloridos podem dar vida ao ambiente. Imagem: Fonte
Dar uma nova função a outros objetos, como a uma escada, pode ser solução interessante. Imagem: Fonte
Imagem: Fonte
Imagem: Fonte
Precisa de ajuda para escolher o mobiliário da sua loja? Nós te ajudamos! Entre em contato com a Viés através do e-mail: vies@viesdesign.com.br . Fique por dentro das novidades, nos acompanhe no Instagram e Facebook

0 comentários:

Copyright © 2014 Viés Design and edited by De duas,uma.