A importância da escolha de mobiliários e equipamentos para lojas

Planejar a marca, escolher o ponto de venda ideal, selecionar os funcionários, criar as coleções e peças, pensar no atendimento, as experiências a serem proporcionadas e toda a logística de uma loja são etapas fundamentais para guia-la rumo ao sucesso! Todo esse planejamento, no entanto, pode ser prejudicado por uma escolha equivocada: a seleção incorreta dos equipamentos e mobiliários para os ambientes!

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Quanto mais confortável o cliente estiver no ponto de venda, maior pode ser seu tempo de permanência na loja e maior será a chance de compra. Para que isso realmente aconteça é importante escolher com atenção os mobiliários que farão parte da sua loja. É nessa hora que surgem as dúvidas: “Quais os equipamentos e mobiliários são essenciais para o meu ponto de venda? Qual a importância de cada um deles?" Essas são perguntas muito importantes que respondemos abaixo, confira: 

Os mobiliários e equipamentos podem ser classificados em: 


- Mobiliários padrões: Criam espaços, de certa forma, genéricos, uma vez que foram criados para se atenderem a espaços distintos, sem foco um uma marca ou público específico. Os ambientes precisam se adequar aos mobiliários por causa dos tamanhos, cores e texturas. Exemplos: Painéis verticais, painéis horizontais, mobiliários modulares, araras de parede e de piso, expositores, entre outros.

- Mobiliários planejados: Criam ambientes que reforçam o estilo e conceito da loja. As composições de cores e padrões podem ser personalizadas, o que fortalece a identidade da marca. Além disso, por serem feitos sob medida, otimizam e se adequam aos espaços! Exemplos: De expositores ao caixa e provadores.

- Equipamentos: Objetos complementares ao espaço que auxiliam na organização do ponto de venda e na exposição dos produtos. Alguns exemplos são: Cabides, araras, expositores, manequins (não deixe de conferir nossa postagem sobre “O tipo ideal de manequim para sua loja").

Como pensar cada espaço e escolher o mobiliário ideal: 

Estantes e Prateleiras: São soluções mais econômicas e que atraem os olhares dos consumidores para os produtos. São ótimas opções para expor produtos como calçados,  bolsas e roupas.

Estante planejada no centro da loja Mulberry! Imagem: Fonte
Prateiras criativas para sapatos! Uma forma interessante de apresentar esses produtos.

Nichos: Considerados mini-vitrines, devem ser usados como estratégia para valorização e destaque de alguns produtos. Servem para destacar os objetos menores e colocá-los próximo à altura dos olhos, chamando mais atenção dos clientes.

Nichos para sapatos! Imagem: Fonte

Araras e Cabides: São elementos de grande importância para exposição dos produtos, podendo ser padronizados ou feitos sob medida. É ideal que tanto as araras quantos os cabides sigam um padrão para evitar criar uma sensação de desorganização e desleixo. 


Balcões e Mesas: Utilizados como apoio e para a demonstração dos produtos. Devem ter altura e tamanho confortáveis tanto para os vendedores quanto para os clientes! Deve-se evitar expor grande quantidade de produtos sobre eles. Vale aproveitar  esses mobiliários para expor produtos de compra por impulso, como acessórios, por exemplo e produtos em promoções.

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Provadores: Área essencial para lojas de moda! Devem ser em número suficiente para os consumidores e serem bem sinalizados no ponto de venda. Ao pensar nos provadores para lojas de vestuário, tenha sempre em mente que um bom espelho, iluminação adequada, ganchos suficientes, banqueta, tapete e uma boa ventilação são indispensáveis.
Lojas de outros seguimentos como calçados e acessórios também necessitam de provadores. Na loja de calçados é ideal que sejam localizados bancos ou poltronas para a prova dos produtos e espelhos. Loja de acessórios devem disponibilizar espelhos para que o cliente consiga experimentar os produtos!

Provadores de calçados esportivos. Imagem: Fonte
Provadores – Imagem: Fonte
Imagem: Fonte 
Compreender a importância de cada mobiliário, saber escolhe-los e posicioná-los é fundamental para uma marca! Afinal, os equipamentos e mobiliários interferem e podem induzir determinados comportamentos e os fluxos dos clientes dentro do ponto de venda. Além é claro de apresentarem os produtos e comunicar parte da identidade da marca.

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