Visual Merchandising: Cores aplicadas ao ponto de venda

Há alguns meses, explicamos aqui quão importante é, para uma marca, o uso e aplicação de técnicas de Visual Merchandising em seu ponto de venda! O termo que é atualmente muito utilizado no universo do design, comunicação e marketing, pode ser compreendido por: técnica ou ação promocional que proporciona maior visibilidade a produtos, serviços e ambientes, tornando-os pontos estratégicos que transparecem a identidade e personalidade da marca. E, claro, cujo objetivo é proporcionar novas experiências de compra e influenciar as decisões dos consumidores. 

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Nesse contexto, as cores, somadas as técnicas de Visual Merchandising e ao poder dos sentidos, que já contamos aqui, desempenham um papel importantíssimo. Afinal, a cor é um dos primeiros elementos que desperta o interesse e cria impacto no cliente. Ela exerce uma função de interferir no humor ou na emoção das pessoas, desestimular ou inspirar uma compra. 
Saber, nesse aspecto, aplicar os conhecimentos acerca da Teoria das Cores é fundamental. Mas afinal, o que é Teoria da Cor? 

As sete cores que compõem o espectro, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta, possuem significados e criam efeitos psicológicos, como apresenta a imagem abaixo: 

Significado das cores e efeitos psicológicos sobre as pessoas. Imagem: Fonte                                                                     
As cores são componentes da luz e sem a luz elas não existiriam. Elas possuem classificação, dimensão, valor, saturação e temperatura! E é fundamental compreender esses aspectos para se trabalhar as cores no ponto de venda (PDV) de forma positiva para os usuários do espaço. 

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 • Dimensão das Cores: é a qualidade que distingue uma cor e outra. Por exemplo: um amarelo de um vermelho corresponde à frequência de onda dominante.

 • Valor ou profundidade: o valor é definido pela sua proximidade ao branco ou ao preto. Cores claras são consideradas altas em valor e cores escuras são consideras de baixo valor.

 • Saturação ou intensidade: é quão viva (forte) ou opaca (fraca) é a cor. Quanto maior a saturação, mais pura é a cor. Quanto menor, mais próxima ao cinza, quase se tornando neutra.

 • Temperatura: ao ser dividido, o círculo cromático apresenta um lado chamado QUENTE, por sua associação com o sol e o fogo que é composto pelo vermelho, laranja e amarelo, e outro lado denominado FRIO por sua associação com o céu e a vegetação que é composto pelo azul, verde e violeta.

 • Cores Neutras: branco, cinza e preto são chamados de cores neutras, pois se caracterizam pela não predominância de tonalidades quentes ou frias. Assim são chamados também os tons beges, areia, marrom.

As combinações de cores devem atrair o público-alvo ou destacar mercadorias específicas. E sua aplicação varia de acordo com o público e sua faixa etária. Confira alguns exemplos:

Crianças: São, geralmente, atraídas por cores primárias (vermelho, azul e amarelo)! Formas, texturas, ilustrações e fotografias coloridas são maneiras interessantes de explorar as cores no ponto de venda.

Adesivos coloridos despertam a atenção das crianças na vitrine. Imagem: Fonte
Cores pontuais alegram o interior da loja Piccino! Imagem: Fonte
Jovens: São atraídos por cores fortes e quentes! Composições bem planejadas com cores da coleção da estação costumam atrair os olhares. Uma marca que é exemplo e explora as cores de forma singular é a Farm. Confira algumas das fotos do lançamento da coleção Pantone:

Loja Farm – Imagem: Fonte
Detalhes da vitrine e interior da loja da Farm para lançamento da coleção Pantone. Imagens: Fonte
Esportistas: São atraídos por cores vivas e movimento! Utilizar cores que tenham relação com o esporte em destaque é ideal. Por exemplo, se o esporte em destaque for a Natação, utilize tons de azul e verde.

Vitrine da Speedo. Imagem: Fonte
Vitrine da Speedo. Imagem: Fonte
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Compreender o significado das cores auxilia na compreensão da sua influência no estado psicológico dos consumidores. Uma vez que estão muito ligadas às emoções e os seus comportamentos. Tenha sempre atenção ao significado das cores para passar a corretamente a mensagem que a sua marca deseja transmitir! 

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