Marketing Sensorial: o uso da música como estratégia de venda

Você já parou para pensar que a música ambiente de uma loja pode não ser por acaso? E, muitas vezes, realmente não é! Com o aumento do número de lojas, marcas e produtos, cada vez mais, as empresas têm utilizado estratégias para ter destaque no mercado e criar diferenciais! Uma das formas mais eficientes para se destacar, atualmente, é estimular os sentidos e proporcionar novas experiências aos consumidores! 


Segundo Marcelo D’Emidio, chefe do departamento de marketing e pesquisa da graduação da ESPM, a aplicação do Marketing Sensorial é uma estratégia capaz de despertas os 5 sentidos dos consumidores (saiba mais sobre “Os 5 sentidos aplicados ao ponto de venda”) e, consequentemente, aumentar as vendas! D’Emidio explica ainda que “esse tipo de ação, quando bem planejada e executada de forma correta, faz o cliente associar a marca a uma sensação boa, o que o leva a comprar mais”.

E o que é Marketing Sensorial? 


Esse planejamento, para a criação de vínculo emocional entre os clientes e uma marca, pode ser explorado em ações pontuais ou conjuntas, de acordo com o mercado, negócio, produtos e serviços. Especialistas dizem que nossos cinco sentidos são, muitas vezes, responsáveis por nossas decisões, reações e atitudes. De todos os cinco, a audição e o olfato são os únicos sobre o quais não temos total controle. Ou seja: sempre estamos ouvindo algum som, diferentemente da visão e tato, por exemplo, que podemos optar por não ver ou sentir algo.

Mas, afinal, qual a importância da música para os consumidores?

A música é capaz de ativar diversas regiões do cérebro que estão ligadas desde os sentimentos até áreas relacionadas a aspectos físicos. Ela é capaz de despertar muitos efeitos nos consumidores, sobretudo sentimentos e lembranças! Isso se explica pelo fato de que, ao ouvir uma música, o cérebro é estimulado a liberar uma substância chamada dopamina, um neurotransmissor relacionado a mecanismos de prazer. 
Sabe-se que grande parte dos clientes prefere um ambiente com música e que o som afeta o comportamento tanto dos consumidores quanto dos funcionários, podendo tornar o ponto de venda mais agradável, influenciar no tempo de permanência, criar novas experiências de compra e, consequentemente, aumentar as vendas.

Interior da loja Abercrombie - Imagem: Fonte
A música em um ambiente comercial permite que a empresa tenha “controle” sobre a velocidade com que o cliente se comporta. Quanto mais rápido for o ritmo da música, mais agitação ela criará nos consumidores. Algumas marcas como a americana Abercrombie, por exemplo, utilizam a música em suas lojas como principal estratégia de venda. A trilha sonora cuidadosamente escolhida cria um clima de “balada”, o que anima os clientes e os leva a consumir mais e com mais disposição. Confira umas das músicas tocadas na loja Abercrombie:



Em lojas de luxo, a preferência é de que os clientes permaneçam nas lojas por muito tempo, por isso a playlist é mais calma, refinada e com ritmo mais lento. O mercado popular, por sua vez, demanda que, após a compra, o consumidor deixe o local, pois o que importa nesse caso é quantidade de consumidores que visitam a loja e o giro rápido, e a trilha sonora passa a ter mais agitação.

Então, como escolher a trilha sonora ideal para sua loja? 

Para escolher a trilha sonora ideal, é importante realizar um estudo da identidade sonora da marca ou ponto de venda, além de análise do público alvo, história da empresa, posicionamento e setor a que se destina, por exemplo. 

Dessa forma, a música ambiente precisa ser selecionada a partir de acordo com aspectos técnicos musicais como: timbre, ritmo, melodia e harmonia. Não basta simplesmente analisar o público alvo e optar por um estilo musical específico. Afinal, ao entrar no estabelecimento, o cliente precisa associar a experiência sonora à qual está submetido à loja onde se encontra!

Para ajudar ainda mais, a Viés separou três dicas importantes:  


Explorar os sentidos, utilizando sons que estimulem a permanência no ponto de venda é uma ferramenta em potencial para proporcionar ao cliente uma percepção de valor única do espaço e marca, criando, assim, uma experiência memorável que o estimulará a consumir e se fidelizar!  

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