6 diferenciais competitivos para empreendimentos do varejo se destacarem em 2015

O ano de 2015 mal começou, mas já demonstra que será um ano repleto de desafios. Por isso, ser inovador e investir em estratégias que alavanquem as vendas e fortaleçam os negócios no mercado será essencial.


Blog Viés design
Imagem: fonte
Sabendo disso, a Viés destacou 6 ações capazes de criar diferenciais competitivos para os empreendimentos do varejo. Confira:  

01 - Disposição eficiente dos produtos 

Nada melhor do que, ao entrar em uma loja, encontrar tudo o que se deseja e precisa, e ainda se surpreender com novidades, não é mesmo? Para garantir que os clientes não tenham dificuldades para encontrar os produtos e os setores é preciso planejar com atenção a setorização do ponto de venda e posicionamento dos produtos.  

02 - Fachada Atrativa

A fachada de um ponto de venda é o primeiro contato que o cliente tem com seu espaço físico!  É importante que ela auxilie o consumidor a identificar o segmento de atuação e suas principais características, como: quais os produtos comercializados, qual a faixa de preço, a que público se destina e, principalmente, se o local atenderá ou não aos seus desejos e necessidades.

03 - Vitrine atualizada

As vitrines desempenham importantes funções no ponto de venda! Além de despertar a atenção dos consumidores e atraí-los para o interior da loja, são responsáveis por transparecer a identidade da marca e seu posicionamento. Assim, é importante realizar troca de looks, considerando a coleção, o fluxo externo da loja e as preferências dos clientes.

04 - Layout eficiente 

A forma de acesso a um ponto de venda, a distribuição dos expositores, o posicionamento de setores como o caixa, provadores e araras são algumas das questões que influenciam nas vendas e na experiência de compra dos consumidores. 

05 - Iluminação adequada

A iluminação é capaz de destacar a composição dos produtos, valorizar pontos e elementos, criar contraste e efeitos cênicos. Esse aspecto deve ser explorado com atenção e considerado tanto na parte interna da loja quando na parte externa.

06 - Linguagem do espaço coerente com a marca

Os pontos de venda devem ser projetados para transmitir a identidade da marca. Neste contexto, é preciso estimular emoções, criar experiências sensoriais e estabelecer um elo emocional entre as marcas e os consumidores. 

Planejar a exposição dos produtos de forma estratégica, envolvendo aspectos sensoriais e valores da marca no ambiente são importantes fatores de diferenciação das empresas. Não sabe como colocar em prática essas ações?  Entre em contato conosco: vies@viesdesign.com.br. Não deixe de acompanhar a Viés também nas redes sociais: Facebook e Instagram 

0 comentários:

Copyright © 2014 Viés Design and edited by De duas,uma.