Lojas fitness e esportivas: dicas e inspirações

Cada vez mais os brasileiros estão em busca de uma vida saudável, de mais qualidade de vida e de um “corpo escultural”. Não é à toa que o mercado fitness é dos mercados que mais cresce atualmente no país. Com o aumento da busca por artigos esportivos e da preocupação com a saúde, lojas esportivas precisam se atentar às necessidades dos consumidores para driblar os concorrentes e serem campeãs em vendas.

 Loja da Nike em Ipanema, Rio de Janeiro. Imagem: Fonte 
Para investir nesse tipo de loja é preciso se preocupar com o local de instalação, com os produtos que estão sendo vendidos e com a inovação constante demandada. Sabendo disso, a Viés separou exemplos de lojas inspiradoras e 4 dicas importantes para quem quer acertar na hora de planejar o ponto de venda. Confira: 

1) Proporcione conforto
Seja conforto físico ou visual, as lojas de artigos esportivos devem proporcionar bem-estar aos clientes, afinal, é isso que muitos buscam quando estão  efetuando a compra! As áreas do ponto de venda devem ser bem iluminadas, visualmente atrativas e organizadas. Dispor de cadeiras ou sofás aconchegantes para o descanso ou prova de itens como calçados é uma maneira simples de criar uma experiência de compra agradável.

Loja de basquete da Nike. Imagem – Fonte
Além disso, é interessante que o ambiente transpareça alguns dos benefícios proporcionados pelo uso dos produtos esportivos e a prática de atividades físicas. Para isso, lojistas podem investir em banners e plotagens com fotografias de pessoas se exercitando de ao ar livre ou mesmo em academias.

Loja Speedo em Londres! Manequins simulam a pratica de atividades físicas na água. Imagens: Fonte
Iluminação adequada e produtos organizados: combinação fundamental para o ponto de venda. Imagens: Fonte
Comunicação gráfica “House of Hoops” em Toronto. Imagem: Fonte

2) O diferencial está em ser original
É preciso estar sempre um passo à frente! Não basta manter o ponto de venda organizado, é fundamental inovar e se atualizar constantemente, renovando os produtos, modificando a forma de exposição os expositores e até mesmo a forma de atendimento.   

 Manequins em ação! Uma forma de despertar a atenção e interesse nos consumidores! Imagens: Fonte
Manequins em movimento na loja da Nike! Imagem: Fonte
Para mostrar como a originalidade das ideias pode tornar o ponto de venda incrível, apresentamos a Poznán, uma loja especializada em tênis esportivos exclusivos na Polônia, um ambiente de varejo com um estilo moderno e original! 
Loja Poznán. Imagens: Fonte 
Fazendo uso de cordões que simulam cadarços, esses fios geometricamente alinhados e coloridos decoram cantos de parede, paredes e até ditam a forma de algumas prateleiras. Com exceção aos tênis e os fios coloridos, tudo na loja é preto, do balcão aos assentos e outros móveis, dando assim mais atenção ao alvo da venda.



A loja vende tênis em edições limitadas da Nike, Adidas, New Balance, Asics e outras marcas. O projeto e planejamento do espaço da loja foi desenvolvido pelo estúdio Mode:lina.

3) Forme uma equipe com espírito inovador
Nenhum ambiente é atrativo o suficiente se não possuir um bom atendimento e uma equipe de funcionários bem preparada para atender as demandas dos consumidores! Ao planejar um ponto de venda, saiba que será preciso montar um grupo de confiança. Escolha um time de pessoas com energia positiva, que sejam simpáticas com os clientes e, principalmente, conheçam os artigos que estão sendo vendidos e seus atributos. 

4) Renove-se sempre
Não fique preso a sucessos do passado. O valor de uma marca é sua capacidade de se reinventar. É fundamental estar atento ao novo e atualizar o ponto de venda! O mesmo vale para as vitrines, que devem ser renovadas constantemente com novidades e promoções! Escolha os produtos certos, de marcas e modelos diferentes, para despertar a vontade no cliente. Quando visualizada, a vitrine não pode confundir o cliente, ele deve conseguir visualizar bem cada item exposto! 

Nike Store em Toronto. Imagem: Fonte 
Vitrines esportivas para se inspirar! Imagens: Fonte
Gostou? Precisa de ajuda para planejar e organizar sua loja? Entre em contato através do e-mail: vies@viesdesign.com.br ! E não deixe de acompanhar a Viés Design no Facebook e no Instagram para sempre ficar por dentro das novidades! 

0 comentários:

Copyright © 2014 Viés Design and edited by De duas,uma.