Conheça os tipos de vitrines e suas características

As vitrines desempenham funções importantes no ponto de venda! Além de despertar a atenção dos consumidores e atraí-los para o interior da loja, são elas as responsáveis por transparecer a identidade da marca e seu posicionamento. 

Exemplo de Vitrine Fechada. Imagem: Fonte
Os tipos de vitrines são diversos e cada segmento de loja deve investir em um modelo diferente. São vários os fatores que influenciam na definição de qual o melhor modelo de vitrine para uma marca ou ponto de venda. Sabendo disso, a Viés apresenta os diferentes tipos de vitrines e suas características. Confira:

Vitrines Fechadas  - As vitrines fechadas possuem uma separação sólida entre a vitrine e a loja e expõem somente para o lado externo. São geralmente utilizados para destacar os produtos dentro de um plano de fundo, neste caso os elementos da vitrine não sofrem interferência do interior da loja. O acesso a esse tipo de vitrine geralmente é restrito a funcionários e se dá por uma porta específica. 


Características: 
- A exposição dos produtos acontecem exclusivamente na parte externa da loja;d 
- Sua estrutura impede a visão de dentro da loja e que os clientes toquem nos produtos;
- Possibilita a exposição segura das mercadorias de maior valor; 

Exemplos de Vitrines Fechadas! Imagens: Fonte
Vitrine Louis Vuitton, um exemplo de vitrine fechada ao fundo e nas laterais. Imagem: Fonte
Para montar uma vitrine fechada, procure destacar o que o cliente vai visualizar do lado de fora do ponto de venda. Como esse tipo de vitrine, não é preciso se preocupar tanto com as laterais, parte de cima ou parte de baixo. 

Vitrines Abertas no Fundo -  Ao contrário das vitrines fechadas esse tipo não possui separação entre a vitrine e o interior do ponto de venda. As vitrines abertas permitem ao consumidor a visualização dos produtos expostos pelos dois lados, interno e externo a loja. 


Características:
- Esse tipo de vitrine exige que o interior da loja esteja sempre atrativo para o cliente;
- Não é recomendável a exposição de produtos com preços elevados, pelo possível contato do público com as mercadorias;
- Exigem uma manutenção maior, devido contato e manuseio dos produtos pelos clientes. 

Exemplos de Vitrines com fundo aberto! Imagens: Fonte
Vitrines de Quina ou Esquina - Neste tipo de vitrine deve-se construir um visual que direcione o consumidor para a entrada da loja e que permita a visualização dos produtos por diferentes ângulos.


Características: 
-  É indicado construir um visual que direciona o consumidor para a entrada da loja.
- As mercadorias devem estar voltadas em linha reta como vidro, uma vez que os clientes tendem a parar diante delas para as observar.
- Não há necessidade de usar o logotipo ou a placa na parte lateral da loja, para que o cliente não se confunda e possa acha que ali seja a entrada do ponto de venda.

Vitrine de esquina loja K9. Projeto e Fotografia: Viés Design
Para a exposição de produtos nesse tipo vitrine é indicado que os mesmos sejam expostos centralizados a esquina ou dispostos agrupadamente ao longo do espaço,fazendo que o consumidor percorra toda sua extensão.

Vitrines-Mostradores ou Shadow Boxes - Os mostradores ou “shadow boxes” são vitrines mais altas que as demais, comumente utilizadas por lojas que comercializam produtos pequenos como joias, relógios e bijuterias. Os “recortes” ficam na altura dos olhos ao longo da parte frontal da loja e servem para dar destaque as peças e atrair atenção dos consumidores para aquele ponto.


Essas vitrines são mais altas que as demais, mas mesmo assim ainda as mercadorias são acomodadas numa parte mais acima, como no exemplo abaixo.

Vitrine de joalheria. Um exemplo de mostrador, um recorte feito na vitrine. Imagem: Fonte
Vitrine em Projeção - As vitrines em projeção, assim como as vitrines de esquina, têm uma posição mais chamativa, tornando-se ferramentas estratégicas na apresentação dos produtos e atração dos clientes para o interior da loja. 


Características: 
- As mercadorias devem estar tanto voltadas à rua, quanto voltadas à porta; 
- Exigem maior atenção quanto a organização e disposição dos produtos. 

Vitrine da Repetto em Paris, levemente em projeção. Imagem: Fonte
Não deixe de acompanhar a Viés Design no Facebook e no Instagram para sempre ficar por dentro das novidades! Entre em contato através do e-mail: vies@viesdesign.com.br 

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que gostou! Continue acompanhando o blog da Viés para mais dicas!

      Excluir
  2. foi muito útil, obrigada. acabei de fazer meu trabalho

    ResponderExcluir
  3. Qual o ano da publicação desse artigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ítalo! A publicação é de fevereiro de 2015.

      Excluir

Copyright © 2014 Viés Design and edited by De duas,uma.