Visual merchandising: destaque de produtos através do ponto focal

Algumas das principais dúvidas dos lojistas são: será que estou expondo os produtos da maneira correta? Será que minha vitrine está atrativa o suficiente? Como tornar minha vitrine mais interessante? A resposta e solução para essas questões pode ser explorar um dos recursos mais poderosos do visual merchandising: o Ponto Focal! 

Vitrine de Natal da marca Louis Vuitton! Imagem - Fonte
Mas, afinal, o que é Ponto Focal?


O Ponto Focal é uma área onde produtos e recursos visuais são organizados, com o objetivo de atrair a atenção dos consumidores, podendo ter um ou mais pontos em um mesmo espaço. Além disso, pode estar centralizado ou fora do centro, dependendo da composição.

O Ponto Focal pode ter como função apresentar uma peça de destaque ou um conjunto de produtos mais representativos da marca ou loja. Promoções e lançamentos expostos dessa forma podem ser uma forte estratégia para lojas atraírem mais consumidores.

Sugestão de criação de Ponto Focal! A zona 100% é uma das áreas mais importantes das vitrines, pois trata-se do local onde os produtos são melhor visualizados.
O espaço em que será aplicado esse recurso de Visual Merchandising precisa receber uma atenção maior e deve ser diferente das demais áreas ao redor. Essa diferenciação pode ser feita através do uso de uma cor, textura, material ou organização dos produtos, por exemplo. É ideal que o Ponto Focal tenha uma iluminação adequada, direcionada para os produtos, destacando-os em meio a composição. 


Quando uma vitrine é planejada o foco principal são os produtos, que devem estar em pontos de destaque e posições em que melhor serão visualizados. Para ter destaque, os produtos devem ficar entre 1,20 m a 1,60 m de altura – posição mais comum do ponto focal em algumas vitrines. 

Em muitos casos, o Ponto Focal pode assumir proporções cenográficas. Isso é válido principalmente para lojas com grandes espaços e investimentos maiores, como é o caso da marca Louis Vuitton. As vitrines e interior das lojas da marca são sempre muito atrativos e apresentam os produtos com diferentes pontos focais. Confira:

Ponto Focal central! Vitrines da marca Louis Vuitton com destaques no centro dos espaços. Imagens: Fonte e Fonte
É possível criar displays especiais ou mesmo repetir os manequins usados na vitrine. Às vezes, um empilhamento especial ou a simples montagem menos carregada pode criar um Ponto Focal mais atrativo.

Vitrines Louis Vuitton com dois pontos focais! Imagens: Fonte
Vitrines Louis Vuitton com 3 pontos focais! Imagens: Fonte
Gostou das nossas dicas? Não deixe de utilizar esse recurso de Visual Merchandising para criar encantamento nos clientes e, consequentemente, ter um aumento nas vendas. Precisa de ajuda? Entre em contato com a Viés Design: vies@viesdesign.com.br

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