Comunicação visual: Sinalização de Lojas

A comunicação visual de um ponto de venda (PDV) é indispensável para marcas que desejam se destacar no mercado. É importante para uma empresa vender um produto de qualidade e serviços eficientes, mas de nada adianta se  esses elementos não forem comunicados de forma clara ao seu público alvo. Pensando nisso a Viés destaca as principais formas de comunicação aplicadas nos PDV. 

sinalização no ponto de venda viés design
Placas informativas: comunicam, orientam e facilitam a circulação. Imagem: Fonte
Mas afinal, o que é comunicação visual? 


Vale lembrar que a comunicação visual de uma empresa, não se resume apenas a uma logo ou um cartão de visita. O conjunto dos elementos (símbolos, tipografia, cores, entre outros) fazem com que uma marca seja identificada e lembrada pelos consumidores! Inclui desde os elementos básicos até a forma de sua aplicação e divulgação em diversos tipos de mídia, assim como  no próprio ambiente da loja.

sinalização no ponto de venda viés design
Young Dimension - A comunicação da marca esta presente em todo ambiente! Imagem: Fonte 
sinalização no ponto de venda viés design
Logo, tag, etiqueta e placa! A logo da marca está aplicada em seus produtos e loja. Imagem: Fonte
Também faz parte da comunicação visual informar processos, regras, direcionar fluxos, e ajudar na organização interna , de forma adequada e eficiente, sinalizando os setores e ambientes da loja. 
A sinalização pode ser classificada como: 

Sinalização de Segurança – Importante para informar e proteger os consumidores. Existe uma grande variedade de placas “regulamentadas”, como placas de perigo, saída de emergência, escadas, extintores de incêndio, dentre outras, com padrões de cores já preestabelecidos por normas.

Sinalizações de segurança e promocionais no piso. Imagens: - Fonte e Fonte
sinalização no ponto de venda viés design
Sinalização de Emergência - Imagem: Fonte
Sinalização Arquitetônica - Geralmente é utilizada para informar sobre: setores, preços, acessos a banheiros, provadores, escadas e elevadores.  

sinalização no ponto de venda viés design
Exemplos de sinalização arquitetônica! Imagem: Fonte e Fonte
sinalização no ponto de venda viés design
Sinalização do interior e exterior da loja inglesa M&S. Imagem: Fonte
Sinalização Promocional – Esse tipo de sinalização tem como objetivo divulgar um produto ou serviço. Para isso, podemos explorar recursos como  placas, banners, displays ou adesivos para despertar a atenção dos consumidores para a vitrine ou interior da loja.

sinalização no ponto de venda viés design
Adesivos na vitrine e no piso para atrair a atenção dos consumidores para as promoções. Imagem: Fonte e Fonte
E aqui vão mais algumas dicas para quem quer acertar na sinalização e comunicação no ponto de venda:


Com uma boa sinalização o espaço pode se tornar mais atrativo, estabelecendo uma comunicação direta e eficaz entre o ambiente e o consumidor, tornando o momento da compra ainda mais prazeroso. Vale lembrar que, para isso, é ideal contratar um profissional especializado! 

Precisa de ajuda? Entre em contato através do e-mail: vies@viesdesign.com.br Acompanhe a Viés Design no Facebook e no Instagram!

0 comentários:

Copyright © 2014 Viés Design and edited by De duas,uma.