O que é Vitrinismo?

A vitrine de uma loja é o seu principal cartão de visitas! Pelos produtos e pela forma como estão expostos na vitrine, lojas atraem e encantam os consumidores, de modo a convidá-los para conhecer o interior do ponto de venda. Quando expostos de forma criativa e atraente, através de vitrines planejadas, os produtos se tornam parte de um cenário capaz de transportar o observador para um novo mundo, muitas vezes, de sonho e desejo. 

Vitrine Louis Vuitton - Imagem: Fonte
A vitrine deve ser entendida como um espaço em constante renovação e mudança! Ela é uma área acessível tanto aos clientes quanto aos comerciantes, deve ser bem planejada e executada, para que se torne uma ferramenta para potencializar vendas e proporcionar novas experiências. 

Vitrine Louis Vuitton - Imagem: Fonte
Essa forma de criar ambientes e valorizar os produtos expostos, é uma das técnicas, utilizada pelos designers de ambientes, e que faz parte do Vitrinismo! Mas, afinal, o que é Vitrinismo? 


O Vitrinismo determina uma correta exibição dos produtos, a partir da análise do público-alvo e do posicionamento da marca. Fatores como iluminação, apresentação dos produtos, altura dos expositores, uso de materiais alternativos e a criação de ambientações criativas fatores importantes também levantadas no Vitrinismo. 

Muito mais que uma simples forma de exposição visual de um produto, o Vitrinismo, tem como função estimular ao máximo todos os sentidos do consumidor. Seu objetivo é formar uma imagem mental e projetar a sua própria imagem usando aquele produto ou serviço apresentado. O planejamento de vitrines engloba fatores importantes como: 


A correta aplicação dos princípios e técnicas do Vitrinismo pode proporcionar ao comprador novas experiências de compra, favorecendo o aumento das vendas e a fidelização de consumidores. 

Vitrine Zara, Paris - Imagem: Fonte
A vitrine deve causar surpresa e estar sempre cheia de novidades, despertando o interesse. Para isso, é preciso muito planejamento e a escolha de um bom profissional! 

Acompanhe a Viés Design no Facebook, confira mais dicas e novidades! Para entrar em contato conosco, envie um e-mail para: vies@viesdesign.com.br

0 comentários:

Copyright © 2014 Viés Design and edited by De duas,uma.