A importância do planejamento do layout para o ponto de venda

Um dos grandes desafios nos ambientes comerciais, para muitas empresas e marcas, é o planejamento da organização do espaço, fator de grande influência nas vendas e na experiência de compra dos consumidores.  
       
viés design

A forma de acesso a um ponto de venda, a distribuição dos expositores, o posicionamento de setores como o caixa, provadores e araras são algumas das questões que devem ser analisadas ao se planejar o layout de uma loja. Mas, afinal, o que é layout? 

definição de layout arquitetura design

Em outras palavras, o layout, ou “arranjo físico”, pode ser compreendido como a melhor utilização do espaço disponível. Ou seja, o modo como estão organizados cada setor e seus elementos: equipamentos, expositores, produtos e até mesmo os funcionários dentro dos ambientes do ponto de venda. Desde a escolha dos pisos, acabamentos e cores usadas, até o uso de equipamentos, todos os componentes devem atender as necessidades dos clientes quanto ao conforto, segurança e a valorização dos produtos. 

Por esse motivo, o planejamento de um layout é de grande importância, uma vez que pode influenciar diretamente nas vendas e na conquista de novos clientes, podendo também reduzir custos, por significar menos desperdícios de tempo e espaço. Um bom arranjo físico deve ser planejado de modo à:

características de um bom layout ponto de venda

Todo o visual da loja precisa ser planejado de forma a ser percebido pelos consumidores. A disposição dos setores deve levar em conta não só a estética, mas também o fluxo dos clientes. Segundo o consultor Mário Bestetti Costa, “é preciso criar mecanismos para facilitar o fluxo. Os produtos não podem ser organizados no espaço de modo aleatório”.


Segundo o consultor, o layout deve colaborar para que os consumidores se sintam acolhidas pela loja e passem a gostar do ambiente, estimulando o retorno e novas compras. O resultado? A melhoria das vendas.

Acompanhe a Viés Design no Facebook, confira mais dicas e novidades! Para entrar em contato conosco, envie um e-mail para: vies@viesdesign.com.br

0 comentários:

Copyright © 2014 Viés Design and edited by De duas,uma.