Saiba qual o tipo de manequim ideal para sua loja

Os manequins são um importante e estratégico componente das lojas de moda. Usados em vitrines e também nos interiores das lojas, ajudam a valorizar os produtos comercializados e em muitos casos, vendem um look completo. Mas com tanta variedade e novidade, qual o modelo mais adequado para cada tipo de loja?  Qual cor usar? Usar um manequim realista ou abstrato? Qual a melhor pose?  A Viés traz dicas para ajudar a escolha!

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Lindos os manequins da loja Lanvin! Imagem: Fonte
No mercado, é possível encontrar uma grande diversidade de modelos de manequim! São opções com diferentes poses, acabamentos, cores e acessórios. Mas, mais do que acompanhar tendências, é importante que o estilo do manequim esteja de acordo com a proposta da empresa e dos produtos por ela vendidos. Assim como a vitrine e o ambiente interno das lojas, os manequins também devem transmitir os valores da marca e atrair a atenção dos consumidores para os produtos. Segundo Marcos Andrade, vice-presidente da Expor “O manequim adequado é aquele que realça a mercadoria, sem chamar atenção para si.”

Lojas de departamentos / populares

Para negócios com maior giro de mercadorias e com teor mais popular, manequins comerciais com poses simples favorecem a adaptação a mudanças de estilo e possuem preço mais acessível. O modelo cabeça de ovo e o modelo sem cabeça são ideais para esse tipo de comércio. Os tons neutros são recomendados, pois não interferem na visualização do produto.

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Composição de manequins loja conceito C&A! Imagem: Fonte
Loja de produtos sofisticados

Para lojas com produtos mais sofisticados, como roupas de festa e noivas, é indicado o uso de manequins realistas e diferenciados, pois, além de valorizar o produto, darão um toque especial. Vale a pena usar manequins com maquiagens, perucas e acessórios!

Marca Chanel! Manequim com unhas postiças que permitem acompanhar as cores da moda! Imagem: Fonte
Loja de produtos esportivos

Para lojas de produtos esportivos podemos usar manequins mais despojados, com cores diferenciadas e com simulações de movimentos como de corrida, nadando ou até esquiando! No caso de uso de perucas, devem ser curtas ou em rabo de cavalo.

Manequim simula movimentos de chute na loja da Nike em Ipanema! Imagem: Fonte 
Loja de biquínis e lingeries

Para lojas de lingeries e biquínis é preciso destacar peças específicas. Sendo assim torna-se interessante o uso de manequins de meio corpo, que pode ser a parte de cima (Busto) ou a parte de baixo (Pernas). 

Manequins de busto destacam as peças da marca Victoria Secrets! Imagem: Fonte
Loja infantil

Para lojas infantis é indicado o uso de pequenos grupos de manequins, devido ao seu tamanho. Os manequins podem ser dispostos em diversas posições trazendo a ideia de “brincadeira”. Os materiais mais usados são os tecidos, pois facilitam a troca de roupas.

Manequins internos da Loja Baby Gap! Imagem: Fonte   
Loja com tamanhos especiais

Lojas que comercializam peças com tamanhos especiais, por exemplo, para gordinhas e gestantes, devem abusar de manequins! Eles, além de ajudar que os clientes tenham noção do produto em seu tipo físico, auxiliam também que os consumidores identifiquem com facilidade qual o seguimento da loja.

Manequins personalizados para público de tamanhos especiais! Imagem: Fonte
Lojas modernas

Lojas de estilo moderno e antenadas com tendências de moda, como lojas de jeans por exemplo, devem abusar de manequins com estilo contemporâneo. Nesse tipo de loja vale usar manequins coloridos e com acabamentos metalizados. Optar por manequins articulados é interessante pois é possível conseguir varias posições, trazendo sempre algo novo para o consumidor.

Modernos e despojados manequins da Fendi! Imagem: Fonte 
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Um comentário:

  1. Excelente post, tanto pelo conteúdo quanto por estar ricamente bem ilustrado! Realmente há diferentes tipos de manequim para loja e é importante conhecê-los. Por meio dos manequins, o público pode conferir melhor o caimento das roupas, bem como visualizar a sugestão de combinação das demais peças complementares. Mais do que isso, a roupa exposta no manequim cria um estímulo de identificação e proximidade com o público, que se imagina no lugar dos manequins. Por várias razões, o manequim merece o título de vendedor silencioso.

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