10 erros frequentes nos pontos de vendas

Seu ponto de venda transmite uma imagem positiva para seus clientes? Para garantir a imagem da sua loja seja realmente adequada ao seu posicionamento e público, é fundamental considerar todos os elementos do ambiente. A Viés sabe que cada detalhe pode influenciar positivamente ou negativamente na construção da imagem de uma loja ou marca, por isso, hoje apresentamos os 10 erros mais cometidos e que devem ser evitados. Confira:


1) Descuido com a vitrine
A vitrine é o principal convite de um ponto de venda! Ela pode ser considerada como uma das mais importantes estratégias de uma loja e deve, portanto, apresentar os produtos de forma surpreendente, criativa, moderna e inovadora. Saiba o que não deve ser feito:


2) Iluminação deficiente ou em excesso
É desagradável entrar em uma loja clara demais ou escura demais! Além do desconforto visual, fica difícil escolher os produtos e permanecer por muito tempo em um ambiente com essas características. O segredo está no equilíbrio e planejamento da iluminação de acordo com os setores do ambiente. As faltas graves são:


3) Temperatura desagradável
Um ponto de venda deverá sempre ter uma temperatura agradável, possibilitando que os clientes permaneçam na loja por mais tempo de forma confortável. Se não investir em um sistema de refrigeração adequado, poderá deparar-se com situações em que no interior do seu estabelecimento esteja mais quente do que no exterior, o que é um convite à saída. O que não deve ser feito: 


4) Uso incorreto das cores
As cores fazem parte de todo o ambiente. Utilizar tons que distraem a atenção dos clientes ou deixar de usar as cores são dois erros graves. As cores influenciam no modo como percebemos e nas impressões que criamos dos ambientes, ajudam a destacar os produtos e setores.


5) Layout inadequado
Ao entrar no ponto de venda, o cliente tem que perceber, com facilidade, onde é o atendimento e onde estão expostos os artigos. Evite disposições nas quais não é possível verificar onde estão os setores e cada produto, obrigando o cliente a solicitar a ajuda de um vendedor. 

Um fluxo livre de interrupções favorece a circulação de clientes e estimula o trânsito por toda a área de vendas. Uma loja com um fluxo facilitado amplia as chances de bem estar do cliente mesmo quando a loja estiver cheia. 

6) Não inovar na ambientação
Além de não auxiliar na conquista de novos clientes, não inovar na ambientação do ponto de venda pode afastar parte do público, já que a loja está sempre igual – no sentido da decoração, vitrine e produtos expostos.  Atualizar o espaço, de vez em quando, pode estimular a atração de novos clientes e levar os consumidores habituais a interessarem-se pelas novidades.

7) Não ter acessibilidade
O acesso deve estar adequado e conservado! É preciso se atentar para a calçada, acesso à loja e interior do ponto de venda, garantindo que a circulação possa ser feita por todos os pedestres: adultos, crianças, idosos, cadeirantes e para quem empurra o carrinho de um bebê.


8) Não ter uma fachada atraente e coerente com o interior
A visibilidade melhora quando a fachada é melhor evidenciada, seja através das cores, dos letreiros ou pela própria estrutura espacial da loja (forma arquitetônicas que se destacam dos vizinhos).

9) Não ter Sonorização adequada
Já explicamos no post sobre “Os 5 sentidos aplicados ao ponto de venda”, como o som é um potencial meio de atrair a atenção dos consumidores e envolve-los. Para que isso ocorra é preciso que o som seja condizente com a identidade da marca e do ambiente, estimulando os clientes e permitindo sua identificação com a loja. Cuidado com:


10) Expor os produtos de forma aleatória
Apresentar os produtos de forma desorganizada e aleatória pode dificultar a compra. A sinalização de departamentos auxilia na busca de produtos na loja. A lógica de exposição pode ser definida por preço, aplicação, marca, tipo, finalidade e público e auxiliará na hora da compra.

Identificou alguns dos erros que apresentamos e está com dificuldade para melhorar? A Viés pode te ajudar! Para entrar em contato conosco, envie um e-mail para vies@viesdesign.com.br 

Acompanhe a Viés Design no Facebook, confira mais dicas e novidades!






0 comentários:

Copyright © 2014 Viés Design and edited by De duas,uma.