Workshop com a Viés sobre visual merchandising e vitrinismo

Na última semana aconteceu, aqui em Belo Horizonte, o 10º Encontro Regional de Estudantes de Design CO/MG, chamado nesta edição de Relicário - evento que promove o encontro de estudantes e profissionais de diversas áreas do Design e que possibilita uma rica troca de conhecimentos. E é claro que a Viés esteve lá! 

Empresárias da Viés Design, Fernanda Lyrio e Amanda Silveira, no Relicário. Foto: Viés Design
Representada pelas empresárias Amanda Silveira e Fernanda Lyrio, a Viés esteve presente no Relicário para ministrar um workshop sobre “visual merchandising e vitrinismo”, que aconteceu no dia 02/05/2014 na Escola de Arquitetura da UFMG.

Participaram do Workshop, em sua maioria, estudantes de design de ambientes que aspiravam ampliar seus conhecimentos sobre o assusto. O workshop teve duração de 4h e foi dividido em duas partes: a parte teórica e a parte de dinâmica.

Participantes do Workshop ministrado pela Viés Design no Relicário! 
Na primeira parte foram apresentados os conteúdos sobre visual merchandising, vitrinismo, experiência sensorial no ponto de venda e algumas lojas conceitos (flagship stores) como exemplo.

Acerca do visual merchandising foram abordados conceitos, benefícios, elementos da parte externa de uma loja e elementos da parte interna destacando a setorização, layout, sinalização, iluminação e disposição de produtos. Sobre o vitrinismo, foram apresentados conceitos, a importância da vitrine, objetivos da vitrine e os tipos de vitrines. Já sobre a experiência sensorial, foi explicada a importância da aplicação dos 5 sentidos (visão, paladar, audição, olfato e tato) ao ambiente de compra e seu potencial no reforço da identidade da marca.

Como exemplo, foram apresentadas as flagship stores brasileiras (lojas conceitos) de marcas como Melissa, Cavaleira, Ascics, Chiiili Beans e Valisere localizadas na Rua Oscar Freire em São Paulo, assim como as lojas Adriana Barra em SP, Nike no Rio de Janeiro.

Galeria Melissa, uma das lojas conceito mais conhecidas no Brasil, localizada em São Paulo.
Chilli Beans localizada na Rua Oscar Freire, a flagship store da marca no Brasil!
Loja conceito da Nike no Brasil, localizada no Rio de Janeiro.
 Na segunda parte, como atividade dinâmica, foi dado aos participantes um mini briefing com demanda de uma loja infantil na Savassi. Os participantes se organizaram em duplas e tiveram que desenvolver um conceito para loja fictícia e apresentar um croqui de uma vitrine. Todos os trabalhos de foram muito interessantes, abordando conceitos como: resgate da infância dos anos 80, céu, brincadeiras e  o crescimento da criança!

Foi muito bacana trocar conhecimentos, apresentar conteúdos interessantes e ainda ter e proporcionar novas experiências para os participantes que foram muito ativos, fazendo perguntas e demonstrando muito interesse sobre os assuntos apresentados! Ao final, os estudantes receberam um brinde da Viés!

A Viés participou também da SePA -redonda "Céu de Nitrogenio" no dia 03/05/2014 intercambiando e trocando ideias a respeito do projeto de uma flagship store desenvolvido pela designer de ambientes Luísa Ganzarolli.

Adoramos participar do Relicário! Ficamos com o desejo de que o próximo chegue logo!

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