Conheça a loja do estilista Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga, estilista que, a cada coleção, ensina um pouco do Brasil para os brasileiros. Mineiro, nascido em Belo Horizonte, Ronaldo nunca desejou sua carreira, não teve mãe costureira ou irmãs provando vestidos em casa e nunca brincou de boneca. Começou pelo simples fato de saber desenhar e acabou formando-se em Estilismo pela UFMG. Lançou sua marca em 1996 e nunca mais parou! 

Estilista mineiro Ronaldo Fraga - Imagem: Fonte
Suas obras são conhecidas por sua capacidade em dialogar com a cultura brasileira de forma que poucos artistas conseguem fazer! Em todos os desfiles, estabelece diálogo da cultura brasileira com o mundo contemporâneo. O universo da obra de Carlos Drummond de Andrade, O sertão de Guimarães Rosa, a cerâmica das bonecas do Jequitinhonha, o legado da cantora Nara leão, foram temas em coleções – manifesto que sempre são citadas pela crítica como marcos do São Paulo Fashion Week e da estória da Moda no Brasil.

Fachada da loja do estilista Ronaldo Fraga. Fotografia: Viés Design
Vitrine apresentando a coleção F.U.T.E.B.O.L, lançada no SPFW. Foto: Viés Design
A criação de diálogos e conexões acontece também na loja de Ronaldo, localizada na Savassi. A vitrine, colorida de verde e amarelo pelas peças da coleção “F.U.T.E.B.O.L”, desfilada em março de 2013 no SPFW – São Paulo Fashion Week – é um convite para o interior da loja que apresenta, atualmente, a coleção “Carne Seca”, inspirada pelo Sertão Nordestino.

Interior da loja Ronaldo Fraga - As peças coloridas da coleção Carne Seca dão vida ao espaço! 
Para decorar e dividir os ambientes: balanços! Favorecem a passagem de luz, a ventilação e deixam a loja mais charmosa.
Ronaldo viaja pelas várias regiões do Brasil para descobrir personagens, histórias e imagens que ninguém mais viu. “Carne Seca”, coleção criada para o inverno de 2014, por mais contraditório que pareça, vem do semi-árido. Segundo ele, “a coleção é um texto de Graciliano Ramos, ilustrado por Espedido Seleiro”. 

E, assim como a de Graciliano, a obra de Ronaldo dispensa exclamações e reticências. Seja nas peças de cada nova coleção ou no design dos ambientes da sua loja, Ronaldo transborda inspiração. E vale a pena conferir: 

Expositores versáteis em madeira – Abaixam e levantam, permitindo o uso de acordo com a necessidade.
A diversidade presente no trabalho de Fraga está também no design de sua loja, como nos expositores.
Objetos decorativos ganham função. Ao fundo, parede revestida com ladrilho hidráulico e bolas coloridas.
A loja possui um ar descontraído e leve! O piso de cimento queimado contrasta com a madeira presente no piso, expositores e mobiliário. As peças da coleção inundam o lugar com cores e o uso de adornos, objetos decorativos e plotagens deixa a loja ainda mais acolhedora. Em cada parte é possível encontrar fragmentos do Brasil!

Sofá revestido com tecido personalizado, criado a partir de estampa feita com croquis do Ronaldo Fraga.
Peças da coleção Carne Seca e, ao fundo, plotagem com poema Carlos Drumond de Andrade.
Ao fundo da loja, uma plotagem de livros na parede. Foto: Viés Design
Quer conferir o trabalho do estilista de perto? Visite sua loja: Rua Fernandes Tourinho, 81. Savassi. BH – MG

Um comentário:

  1. A matéria deveria citar os arquitetos que projetaram as lojas de BH e SP.

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 Viés Design and edited by De duas,uma.