A importância das cores nos ambientes

Já parou para pensar em como as cores podem influenciar no comportamento das pessoas? Associamos, muitas vezes, as cores a sentimentos e sensações como quando dizemos: “nossa, estou azul de fome” ou “você ficou branco de medo” e até quando estamos “vermelhos de raiva”.


projeto design de ambientes
Projeto desenvolvido pela Viés, inspirado nas cores e nas texturas da primavera.
Mais do que isso, do ponto de vista físico, as cores podem influenciar no modo como percebemos e nas impressões que criamos dos ambientes, se tornando, assim, ferramentas versáteis principalmente nos pontos de venda (PDVs). As cores possuem diversos efeitos sobre os consumidores, algumas estimulam áreas do cérebro que podem promover excitação ou tranquilidade. Se combinarem as tonalidades certas, marcas e empresas são facilmente capazes de influenciar e envolver o seu público. 

a importância das cores nos ambientes
Infográfico "A psicologia das cores no Marketing"  criado pelo  Viver de Blog.
As cores podem alterar visualmente a percepção espacial que o consumidor tem de um ambiente. A escolha de uma determinada cor para uma loja, por exemplo, pode reduzir o pé direito de uma loja muito alta ou ampliar a profundidade de uma loja muito pequena. As cores podem ser utilizadas por diversas finalidades, tendo funções como criar destaque, sinalização, valorização e até mesmo fazer com que áreas como estoque passem despercebidas.

os pontos de venda e as cores
Infográfico "A psicologia das cores no Marketing"  criado pelo  Viver de Blog.
Pontos onde produtos estejam em promoção podem ter elementos de destaque com tons de vermelho e o amarelo. Áreas de interesse como caixa e provadores podem ser sinalizadas com elementos de cores diferentes (contrastantes) da que é usada no teto da loja, por exemplo. Produtos de valor mais elevado podem ser expostos em displays em que predominem tonalidades escuras, como o preto. A utilização de cores para estas situações deve ser criteriosa e equilibrada, sempre visando harmonia com o que é exposto e com o conjunto da loja. Deve-se atentar para que as cores de fundo não conflitem com os produtos que são expostos e confundam o cliente.


dicas de cores para lojas
Infográfico "A psicologia das cores no Marketing"  criado pelo  Viver de Blog.
Mas uma dica importante é: a escolha das cores deve ser feita de acordo não só com a marca e o seu posicionamento, mas também com o público que se aspira alcançar. De modo geral, as crianças são atraídas por cores primárias (vermelho, azul, amarelo, verde). Os adolescentes preferem  tons fortes e quentes. Esportistas, são atraídos por cores vivas e homens executivos são atraídos por tonalidades neutras (cinza, azul-marinho).

Quer saber qual a próxima dica? Então continue acompanhado o blog da Viés e não deixe de conferir nosso Facebook para acompanhar as novidades! 

0 comentários:

Copyright © 2014 Viés Design and edited by De duas,uma.